A Intolerância Alimentar é também conhecida como alergia tardia ou hipersensibilidade alimentar que podem trazer ao organismo algumas reações que podem ser causadas também por alimentos que são reconhecidos como substâncias estranhas pelo organismo que levam a respostas mediadas principalmente por IgG.
A maioria das reações imunológicas tem sua origem no intestino que é a nossa barreira principal contra bactérias, vírus e outros agentes patogênicos. Esses alimentos ou fragmentos induzem o processo inflamatório à mucosa intestinal, aumenta a permeabilidade intestinal, caem na circulação e são reconhecidos pelo sistema imunológico como elementos estranhos e disparam alguns sinais e sintomas como reação, que nem sempre são imediatamente após o consumo. Assim acontece o processo de intolerância alimentar.
Para ajudar a reverter a situação, é necessário excluir o alimento da dieta por certo tempo, tratar a mucosa intestinal e recompor a microflora intestinal. Assim, o alimento poderá ser reintroduzido à rotina do indivíduo observando sempre a frequência e quantidade.
Intolerância é um processo que que se adquire com o tempo e está intimamente ligada ao processo de irritação e inflamação da mucosa intestinal aumentando a permeabilidade a macromoléculas, que na circulação, são neutralizadas por anticorpos IgG – formando imunocomplexos que podem ser depositados nos tecidos.
Asma, Rinite, Sinusite, Tosse persistente, Catarro
Síndrome Intestino irritável, Doença de Crohn, Dor abdominal, Diarreia, Constipação, Distensão abdominal, Flatulência
Dor de cabeça, Enxaqueca, Hiperatividade, TDAH
Palpitações do coração, Arritmias, Hipertensão
Dor nas articulações, Artrite reumatoide, Dor muscular, Fibromialgia
Ganho de peso, Diabetes, Obesidade
Veja mais artigos sobre o assunto:
A idade mínima para realização do teste Food Detective é de 3 anos devido ao fato de não ter dado tempo suficiente para a criança provar todos os alimentos, e o organismo se manifestar com reação de intolerância.
Não. O teste identifica quais alimentos o corpo reage com intolerância levando em consideração às proteínas presentes, uma vez que o exame identifica as proteínas dos alimentos. Lactose é um açúcar (carboidrato), logo, o teste não identifica intolerância à lactose
Depende. O objetivo do teste não é a perda de peso do paciente e sim, identificar alimentos causadores dos sintomas de intolerância alimentar para auxiliar no tratamento, e consequentemente, no bem estar do paciente. Um dos sintomas pode estar relacionado ao peso, porém isso não significa que todo paciente que tem intolerância alimentar tem influência desta ao seu peso.