Pesquisar
Close this search box.

Rastreamento de sinais e sintomas

O Rastreamento metabólico é um método que ajuda a investigar os sinais e sintomas do paciente, mostrando assim, possíveis deficiências e necessidade de ajustes no plano alimentar.

O rastreamento é feito através de um questionário fácil de responder que foi elaborado pelo Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF). O paciente preenche este questionário antes da consulta para ajudar na visão nutricional durante nossa conversa.

O Rastreamento Metabólico é feito com questões relacionadas aos sistemas fisiológicos, como o endócrino, digestivo, cardiovascular, urinário, nervoso, reprodutor, respiratório e outras análises.

As perguntas são divididas em uma escala de pontos de 0 a 4, na qual “0” significa nunca ou quase nunca teve o sintoma, e “4” reflete sintomas frequentes e severos, conforme a lista abaixo:

    1. Nunca teve ou quase nunca teve o sintoma;
    2. Ocasionalmente teve o sintoma e o efeito não foi severo;
    3. Ocasionalmente teve o sintoma e o efeito foi severo;
    4. Frequentemente teve o sintoma e o efeito não foi severo;
    5. Frequentemente teve o sintoma e o efeito foi severo.

 

O paciente responde questões para analisar os sinais e sintomas como azia, má digestão, dores de cabeça, tontura, constipação, diarreias, edemas, irritabilidade, insônia, e vários outros. E no plano alimentar e nas condutas nutricionais vamos tentar ajustar estes desconfortos.

Esta é uma das ferramentas que utilizo para analisar em detalhes a saúde integral do paciente, pois muitas vezes ele chega no consultório para emagrecer e este é o objetivo dele e ponto. Mas se esquece de pensar na saúde como um todo, como naquela dor de cabeça constante, naquele intestino que não funciona bem ou até na memória que está mais fraca, quem sabe o cabelo tá caindo e a pele cheia de acnes e nem sabia que a nutrição podia ajudar. Por isso, traga para a consulta os seus desconfortos e juntos vamos melhorar a sua saúde.