Fitoterapia brasileira e chinesa

Uma das mais antigas práticas terapêuticas da humanidade

Sou neta de uma vovó raizeira que morava na roça e que conhecia muito das plantas. Sempre vinha com uma plantinha que só ela conhecia e melhorava nossos desconfortos e doenças. Me lembro das tantas cólicas menstruais que eu tinha na minha adolescência que só ela achava a raíz de Quitoco para me salvar. Seus ensinamentos foram aperfeiçoados com muitos cursos, especializações, pós-graduação e interesse no assunto e hoje sou uma eterna apaixonada pelas plantas e seus poderes, magia e cura.

A fitoterapia ou terapia pelas plantas é uma das mais antigas práticas terapêuticas da humanidade. Sua origem vem tanto no conhecimento popular como na experiência científica. O termo Fitoterapia deriva do grego therapeia, tratamento, e phyton, vegetal, e diz respeito ao estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças

O medicamento fitoterápico é diferente de fitoterapia. Os medicamentos fitoterápicos são preparações elaboradas por técnicas de farmácia em que são utilizados os extratos das plantas, sendo produtos industrializados. A Fitoterapia é uma ciência e engloba, além das preparações farmacológicas e dos medicamentos fitoterápicos, o uso popular das plantas em si.

Prescrever fitoterápicos demanda estudo e conhecimento, pois as plantas apesar de todos acharem que são naturais e sem efeitos colaterais podem sim trazer reações adversas, efeitos colaterais, contraindicações, toxicidade e interações com outras plantas, drogas vegetais, medicamentos e alimentos trazendo riscos para a saúde.

A fitoterapia é uma terapia autorizada para o profissional nutricionista na assistência nutricional e dietoterápica, como o uso de plantas medicinais em suas diferentes preparações, desde que devidamente capacitado para tal.

Por isso, como nutricionista sempre tive a responsabilidade e a dedicação em estudar para validar com segurança os estudos científicos associados a devida prática segura, sempre com a competente capacitação, acompanhada de contínua atualização científica e do cumprimento dos regulamentos normativos sobre a conduta.

O Decreto Presidencial nº 5.813, de 22 de junho de 2006,  aprovou a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos com o objetivo de garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, em consonância com sugestão da Organização Mundial da Saúde (OMS) para incentivar a “adoção de práticas tradicionais, com comprovada eficiência, como ferramenta para manutenção de condições de saúde”.

Você já viu que minha missão é escolher os melhores alimentos que te tragam equilíbrio. Mas eu sempre vou acrescentar mais vida, energia e bem-estar quando escolho uma erva que vai fazer diferença para a sua necessidade! Amo as plantas, a energia vital que elas trazem e tudo que elas podem proporcionar à nossa saúde.